Versão testada: Pokémon Ruby
Pouco depois do lançamento da 2ª geração e de recuarem na decisão de terminar a série, a Game Freak começou a trabalhar em novos jogos da série para uma nova plataforma, o Game Boy Advance, a consola portátil de 16-bits da Nintendo e só por essa particularidade pode-se esperar gráficos e som de melhor qualidade. Estes jogos são conhecidos como a "Advanced Generation" da série pois a jogabilidade está mais avançada que antes, e o nome dos jogos desta 3ª geração são Pokémon Ruby e Sapphire, nomes agora de pedras preciosas em vez de metais valiosos. R&S foram lançados no Japão em 2002 e internacionalmente em 2003, e foram um sucesso de vendas, mais de 13 milhões de unidades vendidas e tornaram-se nos jogos mais vendidos do GBA e fez com que séries como Yu-Gi-Oh! perdesse a sua popularidade nas consolas.
Estes novos jogos introduzem-nos a uma nova região chamada de Hoenn, e como é natural, nova região, novos Pokémons e esta geração introduziu 135 novas espécies, e ao invés dos jogos de Kanto e Johto terem uma Pokédex com todos os Pokémons descobertos até à data, em Ruby & Sapphire foi feita uma selecção de 202 Pokémons onde inclui todos os novos e alguns já bem conhecidos das gerações anteriores. E ao contrário dos jogos anteriores, estes jogos têm uma história, ou melhor, duas versões da mesma história e que são bem profundas e que envolve os lendários das capas, Groudon e Kyogre de Ruby e Sapphire respectivamente, e claro, se são duas versões da mesma história existem particularidades distintas entre um jogo e outro, mas vou passar a contar o comum entre as histórias:
Logo que começamos a jogar notamos que podemos escolher entre um rapaz e uma rapariga, tal como o Pokémon Crystal introduziu, e após atribuído o nome, começa a nossa aventura. Inicialmente estamos no meio de caixotes de uma carrinha de mudanças mas entretanto chegamos a Littleroot Town, uma pequena vila em Hoenn para onde a nossa família se mudou pois o nosso Pai recebeu um convite para ser o Gym Leader de uma Cidade próxima, Petalburg City, e assim tivemos de nos mudar de Johto (mais concretamente de Olivine City) para esta região. Assim que entramos em nossa casa vemos Machoke's a realizar as nossas mudanças e a nossa Mãe diz-nos para ir ao nosso quarto colocar o relógio a trabalhar (existem horas neste jogo, mas não existem mudanças de tempo), e assim que descermos as escadas ela diz-nos que o nosso Pai está na TV, mas perdemos o programa por pouco, então ela sugere-nos a apresentar aos vizinhos, que é a família do professor local, o Professor Birch que se especializa nos habitats e nas localizações dos Pokémons. Na casa dos vizinhos encontramos a sua esposa, que nos diz para ir ao andar de cima falar com o(a) filho(a) deles que será o nosso rival daqui para a frente, ou será a May (caso escolhermos um rapaz) ou o Brendan (caso escolhermos uma rapariga), que nos diz que ajuda o seu Pai nas suas investigações e sugere-nos a ir ao encontro dele pois ele é capaz de nos dar um Pokémon. Dito isto a nossa missão passa por aí, procurar o Professor Birch que não está no seu laboratório mas sim a pesquisar nas ruas, e assim que colocarmos um pé na Route 101, vemos que ele está a ser atacado por um Pochyena e ele vê-nos e grita dizendo para pegar numa Pokébola que está na sua bolsa caída, e são três e cada uma delas contém um dos iniciais de Hoenn, que são:
Depois de escolher temos de salvar o homem, e após o salvamento ele leva-nos para o seu laboratório, oferece-nos o Pokémon que escolhemos e diz-nos para ir à Route 103 ir ao encontro do seu descendente que está a recolher informações para pesquisa. Assim que encontrar-mos temos a nossa primeira batalha contra o nosso rival, e após derrotarmos voltamos ao laboratório onde nos oferecem Pokébolas e a Pokédex.
Após tanto enrolanço por fim o jogo começa a sério, ao sairmos de Littleroot a nossa Mãe vem ao nosso encontro e diz-nos para irmos ter com o nosso Pai ao seu Gym, e para chegarmos lá rápido ela oferece-nos os Running Shoes, sapatilhas que nos permitem correr pelo cenário sempre que se premir o botão B, uma novidade na série. Assim que chegarmos ao Gym em Petalburg encontramos um rapaz chamado Wally que quer ser treinador e está à procura do seu primeiro Pokémon, e assim temos de ajudar o rapaz e assim que entrarmos nas ervas altas somos surpreendidos por um Ralts que ele captura. De volta ao Gym o Wally ficou todo feliz e promete que nos vamos encontrar novamente (para mim ele é o verdadeiro rival deste jogo) e Norman, o nosso pai, diz-nos para ir a Rustboro desafiar o Gym de lá e após derrotarmos um certo número de ginásios (4) é que ele nos aceita como desafiante.
Dito isto a nossa missão passa por ir à cidade de Rustboro desafiar a Gym Leader local, mas para lá chegar temos de atravessar a mata de Petalburg e lá encontramos um membro da Team Magma (na versão Ruby) ou um membro da Team Aqua (na versão Sapphire) que está a importunar um funcionário da empresa Devon, e quando o salvamos ele revela que a sua organização anda atrás de algo que está nessa cidade. Mais tarde esse mesmo membro acaba por roubar o que quer mas eventualmente ele é derrotado e devolve o que tirou, e só mais tarde (em Slateport City) é que voltamos a encontrar uma dessas equipas.
E é neste aspecto que as histórias diferem, enquanto na versão Ruby a Team Magma procura algo, na versão Sapphire é a Team Aqua que o faz, e eles acabam por fazer as mesmas coisas nos mesmos locais, mas com motivações diferentes. Enquanto a Team Magma pretende controlar a Terra e para isso pretende despertar o criador dela (Groudon), a Team Aqua pretende controlar os mares e para isso também tenta controlar o seu criador (Kyogre), mas a Team Aqua também aparece na versão Ruby assim como a Team Magma aparece na versão Sapphire mas apenas têm um papel secundário onde vão contra os ideais do líder de cada uma das organizações.
Como podem ver, a história dos jogos tem muito que se diga, mas eles são jogos de Pokémon por isso o mais relevante está na sua jogabilidade e as mais notórias são a introdução das Naturezas e das Habilidades.
As Naturezas vieram introduzir personalidade aos Pokémons pois uns podem ser tímidos, outros mais sérios, enfim, existem 25 naturezas diferentes e isso tem um impacto em que tipo de sabores que eles gostam da sua comida (Berries e Pokéblocks, falarei mais à frente) e no crescimento dos seus Stats de batalha. Por norma uma Natureza faz com que um dos seus Stats cresça melhor que os outros e que outro não cresça tão bem, por exemplo, existe um Pokémon da Natureza Adamant (determinado) e isso faz com que o Ataque dele cresça melhor que os outros Stats, em contra partida o seu Ataque Especial cresça pior, falando em percentagens isso corresponde a +10% do seu ataque base e a -10% do ataque especial base, de forma a que dois Pokémons iguais possam ser completamente diferentes no que toca a batalhas. Também existem naturezas neutras onde não existe qualquer alteração de Stats ou preferências na comida, tal como Docile ou Quirky.
A outra novidade relevante são as habilidades, e que isso é? Cada Pokémon tem a sua habilidade que tem algum efeito nas batalhas, por exemplo, os iniciais têm as habilidades Overgrow, Blaze e Torrent e todas elas fazem com que os ataques de determinado tipo (Erva, Fogo e Água respectivamente) ganhem um boost de 1,5x ao ataque do mesmo tipo que o utilizador seja ainda mais forte, mas isto só activa quando esse Pokémon tenha 1/3 ou menos do seu HP total, e existem outras habilidades do mesmo género mas para outros tipos, como o Swarm para o tipo Insecto. Outro exemplo é uma habilidade que muitos Pokémons Fantasmas possuem, que é o Levitate, que faz com que o Pokémon com essa habilidade seja imune aos ataques do tipo Terra, contudo existem formas de anular isso em batalha. Outro exemplo de habilidade é o Static, presente em muitos Pokémons do tipo eléctrico que ao haver contacto físico quando o adversário o ataca, existe 30% de chance dele ficar paralisado e mais, fora de batalha se tivermos um Pokémon com essa habilidade à frente da nossa equipa, existe 30% mais de hipóteses que apareçam Pokémons selvagens do tipo eléctrico, útil para quando procuramos Pokémons mais raros numa área como o Minun, Plusle ou até mesmo o Pikachu na Safari Zone (sim, está de regresso), e ainda existem habilidades com efeito só fora de batalha como o Pick Up, que faz com que o Pokémon encontre itens de forma aleatória e podem ser dos mais diversos tipos de itens. Para concluir esta parte, muitas das espécies de Pokémons têm uma habilidade alternativa, ou seja, podemos apanhar dois Pokémons da mesma espécie e cada um deles ter uma habilidade diferente do outro.
Outra novidade no que tocam a combates são as batalhas duplas! Estas batalhas são 2 contra 2 e a particularidade delas são os ataques que os Pokémon podem utilizar pois existem ataques podem causar dano aos dois adversários (como o Rock Throw), outros ataques que afectam os dois adversários e o nosso outro Pokémon (como o Earthquake) e ainda existem movimentos como o Helping Hand que faz com que o ataque do outro Pokémon seja ainda mais forte. Para além desses ataques, os outros causam danos apenas a um adversário e temos de escolher qual é o destinatário dele. Para além dos ataques, as habilidades podem ajudar neste tipo de batalhas, por exemplo, temos dois Pokémons e com um deles usamos o Earthquake, por norma esse ataque afecta todos os Pokémons em batalha, mas se o nosso outro Pokémon tiver a habilidade Levitate não será afectado por esse ataque, ou então o Minun e o Plusle que quando lutam juntos ficam bem mais fortes. Encontra-se no cenário este tipo de batalhas quando dois treinadores estão lado a lado e para os desafiarmos temos de ter pelo menos dois Pokémons e eles aptos para combate, caso contrário não os podemos desafiar. Já no que toca a batalhas com amigos, também é possível realizar Mix Battles que são batalhas duplas com 4 jogadores, dois de uma equipa e outros dois de outro e cada um apenas contra o seu Pokémon durante uma batalha.
Para além das habituais batalhas, Pokémon Ruby e Sapphire introduziram algo chamado de Contests. Estes concursos têm como objectivo fazer mostrar as habilidades dos nossos Pokémons em diversas categorias que são Beauty, Cool, Cute, Smart e Tough, e para um Pokémon ter o mínimo de chances de vencer um concurso desse tipo, o Pokémon que participa precisa de ter ataques que se encontrem nessa categoria. Estes Contests têm 4 níveis, o Normal, Super, Hyper e Master por ordem crescente, cada uma destas categorias está numa determinada localização em Hoenn e para participar nas categorias maiores o Pokémon em questão tem de ter vencido um concurso da categoria inferior. Outra coisa importante nos Contests são os Pokéblocks, em cada edifício existem mesas para criar destes blocos (sendo necessário usar um Berry para isso) que fazem com as características e que os ataques do nosso Pokémon sejam mais apreciados pelo júri.
Os Contests funcionam da seguinte forma: um Pokémon é inscrito numa das categorias, e vai disputar a tenção do público entre outros três Pokémons. Na primeira ronda, os Pokémons são apresentados, e são classificados mediante a sua Beleza, Inteligência, etc, já na segunda os Pokémons usam ataques para chamar a atenção. Existem combinações que dão pontos bónus, e existe a possibilidade de um dos júris ficar fixado num Pokémon, não dando atenção aos outros. No final é apresentada a pontuação final, sendo que ao vencedor é atribuído um Ribbon da categoria e nível correspondente. Caso o Pokémon já tenha este Ribbon, o jogador irá receber uma Luxury Ball.
Como disse antes existem um blocos chamados de Pokéblocks que são comidas para os Pokémons que para além de aumentar uma das 5 características de Contests (ah, e se um Feebas tiver a Beleza no máximo, crescendo um nível evolui para Milotic, um novo método de evolução), quando colocado um bloco num dos vários alimentadores da Safari Zone, os Pokémons que aparecem são aqueles que mais gostam do sabor daquele Pokéblock, ou seja, de uma determinada Natureza. Por exemplo, se colocarmos um Pokéblock doce numa dessas máquinas, é bem mais provável que um Pokémons que aparecerem nessa área sejam da Natureza Timid, Hasty ou Naive em vez de qualquer uma das outras, o que é óptimo para se apanhar um Pokémon com as características que nós queremos. Já em batalhas na Safari Zone, a coisa tornou-se mais complexa. Existem duas opções renovadas que são o "Go Near" (aproximar-se) e o Pokéblock, a primeira faz com que o Pokémon em questão seja mais fácil de se apanhar quando se atira uma Pokébola, mas é bem mais provável de fugir, a segunda varia muito das naturezas e dos Pokéblocks lançados. Se lançarmos um Pokéblock de um sabor que o Pokémon goste, ele irá ficar interessado no Pokéblock e apanhá-lo será mais fácil, se for um sabor que ele não goste, será muito difícil de o apanhar e ele pode bem fugir da batalha, se for um sabor que não lhe diga nada, se ele começar a comer pode ficar mais tempo na batalha mas não aumenta a chance de o apanhar, caso não coma, pode bem fugir.
Isto dos Pokéblocks tem muito que se lhe diga, mas o importante por detrás deles são os Berries que são a matéria prima para os criar. Para esta nova geração eles renovaram por completo este campo, em vez de existir um Berry que cura 10HP ou um PSNCureBerry que cura o veneno, agora existem 43 tipos de Berries diferentes! A Cheri Berry cura o paralisado, Pecha Berry o Veneno, a Oran Berry recupera 10HP, a Leppa Berry 10PP, a Lum Berry cura qualquer tipo de Status Ailment, outros que curam um tanto de HP mas confundem os Pokémons que os comem, uns são só ingredientes para Pokéblocks, diferentes Berries que aumentam um Stat de um Pokémon temporariamente na batalha quando tem o HP baixo, e por fim uns Berries que aumentam a amizade com os nossos Pokémons mas faz com que ele não cresça tanto um determinado Stat. Enfim, trouxeram os Berries a um nível completamente diferente, mas isto não é tudo, em vez de se poder recolher um Berry por cada dia nas árvores, nós agora podemos plantar os nossos Berries! Existem locais próprios para isso e até um regador para os fazer crescer, isto tudo vai crescendo à medida que o tempo vai passando (aqui entra o objectivo do relógio) e quando uma árvore estiver com frutos podemos recolhe-los e continuar a nossa produção, pois um simples Berry pode fazer crescer mais 2 ou 3 bagas, se não mais.
No jogo também existe uma ferramenta chamada de PokéNav, é um substituto do Pokégear pois tem um Town Map, o Condition Check que serve para ver as condições de Contest dos nossos Pokémons e ainda o Trainer's Eyes, onde são registados alguns treinadores e caso eles queiram uma Rematch é marcado lá. Esta funcionalidade apenas é activada quando obtermos os 5 primeiros badges.
Por falar em Badges, existem dois novos HM's, o HM06 é agora o ataque Rock Smash, já existente em Gold e Silver mas como um TM e também o HM08 que é o Dive, que permite mergulhar nas águas mais profundas de Hoenn.
Para além disso tipo existem algumas particularidades interessantes, como por exemplo o TM43 Secret Power que dependendo da localização da batalha, o ataque tem uma animação e um efeito secundário diferentes, como por exemplo causar paralisação, envenenar, baixar stats ou provocar Flinch. Mas o que é que este ataque tem de tão especial? É que usado no mapa do jogo em árvores ou rochas isso cria um buraco e esse espaço torna-se na nossa base secreta! Nós podemos decorá-la ao nosso gosto com vários objectos que vamos conseguindo ao longo do jogo, sejam ofertas, prémios ou comprando. Para além disso, existe uma nova funcionalidade que é o Mixing Records nós podemos visitar as bases secretas dos nossos amigos nos nossos jogos.
Outra particularidade e para terminar o capítulo da jogabilidade, muitas das localizações têm condições do estado do tempo, como Chuva, Tempestade de Areia, Sol muito forte e ainda o novo estado do tempo que é o Hail (Granizo), e num local estiver alguma dessas condições meteorológicas, ao realizar uma batalha o jogo essa condição também estará presente desde o início. Também existe um Pokémon que muda de forma e o seu tipo sempre que existe uma mudança de clima, o seu nome é o Castform.
Falando em gráficos, o trabalho de Ruby e Sapphire está muito belo, ambientes coloridos, animações de personagens, clima e batalhas também estão de grande qualidade, mas, os Pokémons voltaram a ser estáticos quando comparado ao Pokémon Crystal mas o pior... O pior mesmo é o design gráfico dos jogos. Os gráficos em si estão de grande qualidade mas acho que o jogo está mal desenhado pois Hoenn é enorme e existe muito para explorar, o problema é que muitas das áreas são desertas e na fase do jogo até conquistar o 5º Badge, apenas temos explorado cerca de 35% da região, a fase inicial está muito concentrada num local e por causa disso a variedade de Pokémons não é muita e isso pode prejudicar as pessoas que querem alguma espécie em específico e ela apenas este nos outros 65% que só estão disponíveis na 2ª parte do jogo. Estas percentagens podem parecer exageradas, mas não são pois no leste de Hoenn existe muita água, mas muita mesma, mesmo muito mar! É fácil perder o fio à meada enquanto se tenta explorar essa secção da região e quando se chega a essa fase do jogo já nos sentimos aborrecidos. Dito isto, o design estraga a estrutura do jogo e aquela que podia ser uma aventura bem equilibrada não, parece uma balança com 10 quilos de metal num lado e uma mão cheia de algodão no outro.
No que toca ao nível sonoro do jogo... Coisa que adorei foi a atenção ao detalhe, os efeitos sonoros de como caminhar na água ou na relva são deliciosos, e quando se explora uma localização ouve-se gritos dos Pokémons que lá vivem, o mesmo se aplica ao dos ataques nas batalhas, mas a música mesmo.. Não está má de todo, existem músicas de grande qualidade e que marcaram muitos fãs, mas como um todo este departamento passa ao lado pois embora exista variedade, os instrumentos, a batida e a atmosfera que transmitem são sempre as mesmas e ter um trabalho sonoro tão repetitivo onde se ouve em quase todas, se não forem todas as músicas um trompete.
No que toca a longevidade e dificuldade, perde-se umas boas quantas horas a explorar Hoenn por completo mas a médio prazo torna-se aborrecido por estar tudo concentrado no mesmo lugar e depois tudo estar muito disperso, para introduziram os Pokémon Contests que é uma adição interessante e uma nova abordagem a este universo, fora isso aquilo que foi introduzido no Pokémon Crystal, a Battle Tower que criou um lado mais competitivo e desafiante à série e traz ainda mais opções para desafios. Dito isto é um jogo com muito que fazer e existem actividades quer para os jogadores mais hardcore quer para os mais casuais, sendo que a dificuldade da aventura no geral é bem acessível na fase inicial (até ao 5º Gym) e depois mais exigente.
Gráficos 8 - Grafismo de grande qualidade e de encher o olho para uma consola de 16-bits, mas existe um mau design do jogo e é só por isto que o grafismo está a pecar nestas entregas;
Jogabilidade 10 - Existe tanto que fazer e como fazer, agora os Pokémons são únicos e isso permite mais e mais variedade nos combates. Excelente esta Advance Generation;
Som 8 - O trabalho sonoro no que toca a efeitos e detalhes está excelente, mas a música em si é pouco variada;
Longevidade 8 - Como sempre, Pokémon dá pano para mangas e estes jogos acrescentam ainda mais, o problema é que os jogos a médio prazo tornam-se aborrecidos, e o causador é o seu design;
Dificuldade 9,5 - Como sempre, o normal de um RPG quanto mais altos os níveis dos nossos Pokémons, mais fácil é, o problema é que até à marca do 5º Gym o jogo é fácil, após isso mais exigente, não existe um aumento progressivo e isso pode tramar a vida a alguns. Fora isso voltou a Battle Tower com mais opções e Contests foram introduzidos, isto para fãs mais dedicados e mais casuais respectivamente.
Nota Final - 8,7
Adorei e detestei esta 3ª geração de Pokémon. Adorei pois trouxe ainda mais variedade para esta série e podemos dizer que cada Pokémon é único, detestei pois como aventura não o consegui apreciar como os clássicos do Game Boy e Game Boy Color.
Seja como for, estes jogos são de grande qualidade e para mim são os mais importantes da série até à data por causa daquilo que adorei, fez com que a série evoluísse para um nível diferente quando se esperava que a estrutura dos Pokémons fosse como foram nos dois primeiros jogos.
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Uma curiosidade, sabiam que estava designado que nestes jogos poderia-mos de alguma forma visitar Johto? Como sabem o nosso personagem e a sua família muda-se de Olivine City para Littleroot, e quando hackearam a versão Ruby descobriram alguns remixes de músicas de Johto que não foram usadas mesmo no jogo (a Route 38/39 que fica a norte de Olivine ou a música de batalha dos cães lendários são exemplos), isso prova que estava destinado em pudermos visitar a nossa terra Natal e quiçá batalhar algum desses lendários.
Ufa, finalmente terminada esta análise! Cerca de um mês ou pouco mais a trabalhar nela xD
Mas eu não a teria terminado se não fosse o lobito, ele deu-me uma valente ajuda escrevendo a parte dos Contests desta análise pois embora soubesse como funcionava, não estava a conseguir explicar como funcionava essa parte do jogo e andei uma semana com brancas não conseguindo escrever mais nada.
Por isso, lobito, o meu sincero obrigado, senão fosses tu isto não estaria aqui postado
Estes novos jogos introduzem-nos a uma nova região chamada de Hoenn, e como é natural, nova região, novos Pokémons e esta geração introduziu 135 novas espécies, e ao invés dos jogos de Kanto e Johto terem uma Pokédex com todos os Pokémons descobertos até à data, em Ruby & Sapphire foi feita uma selecção de 202 Pokémons onde inclui todos os novos e alguns já bem conhecidos das gerações anteriores. E ao contrário dos jogos anteriores, estes jogos têm uma história, ou melhor, duas versões da mesma história e que são bem profundas e que envolve os lendários das capas, Groudon e Kyogre de Ruby e Sapphire respectivamente, e claro, se são duas versões da mesma história existem particularidades distintas entre um jogo e outro, mas vou passar a contar o comum entre as histórias:
Logo que começamos a jogar notamos que podemos escolher entre um rapaz e uma rapariga, tal como o Pokémon Crystal introduziu, e após atribuído o nome, começa a nossa aventura. Inicialmente estamos no meio de caixotes de uma carrinha de mudanças mas entretanto chegamos a Littleroot Town, uma pequena vila em Hoenn para onde a nossa família se mudou pois o nosso Pai recebeu um convite para ser o Gym Leader de uma Cidade próxima, Petalburg City, e assim tivemos de nos mudar de Johto (mais concretamente de Olivine City) para esta região. Assim que entramos em nossa casa vemos Machoke's a realizar as nossas mudanças e a nossa Mãe diz-nos para ir ao nosso quarto colocar o relógio a trabalhar (existem horas neste jogo, mas não existem mudanças de tempo), e assim que descermos as escadas ela diz-nos que o nosso Pai está na TV, mas perdemos o programa por pouco, então ela sugere-nos a apresentar aos vizinhos, que é a família do professor local, o Professor Birch que se especializa nos habitats e nas localizações dos Pokémons. Na casa dos vizinhos encontramos a sua esposa, que nos diz para ir ao andar de cima falar com o(a) filho(a) deles que será o nosso rival daqui para a frente, ou será a May (caso escolhermos um rapaz) ou o Brendan (caso escolhermos uma rapariga), que nos diz que ajuda o seu Pai nas suas investigações e sugere-nos a ir ao encontro dele pois ele é capaz de nos dar um Pokémon. Dito isto a nossa missão passa por aí, procurar o Professor Birch que não está no seu laboratório mas sim a pesquisar nas ruas, e assim que colocarmos um pé na Route 101, vemos que ele está a ser atacado por um Pochyena e ele vê-nos e grita dizendo para pegar numa Pokébola que está na sua bolsa caída, e são três e cada uma delas contém um dos iniciais de Hoenn, que são:
- Treecko - Tipo Erva;
- Torchic - Tipo Fogo;
- Mudkip - Tipo Água.
Depois de escolher temos de salvar o homem, e após o salvamento ele leva-nos para o seu laboratório, oferece-nos o Pokémon que escolhemos e diz-nos para ir à Route 103 ir ao encontro do seu descendente que está a recolher informações para pesquisa. Assim que encontrar-mos temos a nossa primeira batalha contra o nosso rival, e após derrotarmos voltamos ao laboratório onde nos oferecem Pokébolas e a Pokédex.
Após tanto enrolanço por fim o jogo começa a sério, ao sairmos de Littleroot a nossa Mãe vem ao nosso encontro e diz-nos para irmos ter com o nosso Pai ao seu Gym, e para chegarmos lá rápido ela oferece-nos os Running Shoes, sapatilhas que nos permitem correr pelo cenário sempre que se premir o botão B, uma novidade na série. Assim que chegarmos ao Gym em Petalburg encontramos um rapaz chamado Wally que quer ser treinador e está à procura do seu primeiro Pokémon, e assim temos de ajudar o rapaz e assim que entrarmos nas ervas altas somos surpreendidos por um Ralts que ele captura. De volta ao Gym o Wally ficou todo feliz e promete que nos vamos encontrar novamente (para mim ele é o verdadeiro rival deste jogo) e Norman, o nosso pai, diz-nos para ir a Rustboro desafiar o Gym de lá e após derrotarmos um certo número de ginásios (4) é que ele nos aceita como desafiante.
Dito isto a nossa missão passa por ir à cidade de Rustboro desafiar a Gym Leader local, mas para lá chegar temos de atravessar a mata de Petalburg e lá encontramos um membro da Team Magma (na versão Ruby) ou um membro da Team Aqua (na versão Sapphire) que está a importunar um funcionário da empresa Devon, e quando o salvamos ele revela que a sua organização anda atrás de algo que está nessa cidade. Mais tarde esse mesmo membro acaba por roubar o que quer mas eventualmente ele é derrotado e devolve o que tirou, e só mais tarde (em Slateport City) é que voltamos a encontrar uma dessas equipas.
E é neste aspecto que as histórias diferem, enquanto na versão Ruby a Team Magma procura algo, na versão Sapphire é a Team Aqua que o faz, e eles acabam por fazer as mesmas coisas nos mesmos locais, mas com motivações diferentes. Enquanto a Team Magma pretende controlar a Terra e para isso pretende despertar o criador dela (Groudon), a Team Aqua pretende controlar os mares e para isso também tenta controlar o seu criador (Kyogre), mas a Team Aqua também aparece na versão Ruby assim como a Team Magma aparece na versão Sapphire mas apenas têm um papel secundário onde vão contra os ideais do líder de cada uma das organizações.
Como podem ver, a história dos jogos tem muito que se diga, mas eles são jogos de Pokémon por isso o mais relevante está na sua jogabilidade e as mais notórias são a introdução das Naturezas e das Habilidades.
As Naturezas vieram introduzir personalidade aos Pokémons pois uns podem ser tímidos, outros mais sérios, enfim, existem 25 naturezas diferentes e isso tem um impacto em que tipo de sabores que eles gostam da sua comida (Berries e Pokéblocks, falarei mais à frente) e no crescimento dos seus Stats de batalha. Por norma uma Natureza faz com que um dos seus Stats cresça melhor que os outros e que outro não cresça tão bem, por exemplo, existe um Pokémon da Natureza Adamant (determinado) e isso faz com que o Ataque dele cresça melhor que os outros Stats, em contra partida o seu Ataque Especial cresça pior, falando em percentagens isso corresponde a +10% do seu ataque base e a -10% do ataque especial base, de forma a que dois Pokémons iguais possam ser completamente diferentes no que toca a batalhas. Também existem naturezas neutras onde não existe qualquer alteração de Stats ou preferências na comida, tal como Docile ou Quirky.
A outra novidade relevante são as habilidades, e que isso é? Cada Pokémon tem a sua habilidade que tem algum efeito nas batalhas, por exemplo, os iniciais têm as habilidades Overgrow, Blaze e Torrent e todas elas fazem com que os ataques de determinado tipo (Erva, Fogo e Água respectivamente) ganhem um boost de 1,5x ao ataque do mesmo tipo que o utilizador seja ainda mais forte, mas isto só activa quando esse Pokémon tenha 1/3 ou menos do seu HP total, e existem outras habilidades do mesmo género mas para outros tipos, como o Swarm para o tipo Insecto. Outro exemplo é uma habilidade que muitos Pokémons Fantasmas possuem, que é o Levitate, que faz com que o Pokémon com essa habilidade seja imune aos ataques do tipo Terra, contudo existem formas de anular isso em batalha. Outro exemplo de habilidade é o Static, presente em muitos Pokémons do tipo eléctrico que ao haver contacto físico quando o adversário o ataca, existe 30% de chance dele ficar paralisado e mais, fora de batalha se tivermos um Pokémon com essa habilidade à frente da nossa equipa, existe 30% mais de hipóteses que apareçam Pokémons selvagens do tipo eléctrico, útil para quando procuramos Pokémons mais raros numa área como o Minun, Plusle ou até mesmo o Pikachu na Safari Zone (sim, está de regresso), e ainda existem habilidades com efeito só fora de batalha como o Pick Up, que faz com que o Pokémon encontre itens de forma aleatória e podem ser dos mais diversos tipos de itens. Para concluir esta parte, muitas das espécies de Pokémons têm uma habilidade alternativa, ou seja, podemos apanhar dois Pokémons da mesma espécie e cada um deles ter uma habilidade diferente do outro.
Outra novidade no que tocam a combates são as batalhas duplas! Estas batalhas são 2 contra 2 e a particularidade delas são os ataques que os Pokémon podem utilizar pois existem ataques podem causar dano aos dois adversários (como o Rock Throw), outros ataques que afectam os dois adversários e o nosso outro Pokémon (como o Earthquake) e ainda existem movimentos como o Helping Hand que faz com que o ataque do outro Pokémon seja ainda mais forte. Para além desses ataques, os outros causam danos apenas a um adversário e temos de escolher qual é o destinatário dele. Para além dos ataques, as habilidades podem ajudar neste tipo de batalhas, por exemplo, temos dois Pokémons e com um deles usamos o Earthquake, por norma esse ataque afecta todos os Pokémons em batalha, mas se o nosso outro Pokémon tiver a habilidade Levitate não será afectado por esse ataque, ou então o Minun e o Plusle que quando lutam juntos ficam bem mais fortes. Encontra-se no cenário este tipo de batalhas quando dois treinadores estão lado a lado e para os desafiarmos temos de ter pelo menos dois Pokémons e eles aptos para combate, caso contrário não os podemos desafiar. Já no que toca a batalhas com amigos, também é possível realizar Mix Battles que são batalhas duplas com 4 jogadores, dois de uma equipa e outros dois de outro e cada um apenas contra o seu Pokémon durante uma batalha.
Para além das habituais batalhas, Pokémon Ruby e Sapphire introduziram algo chamado de Contests. Estes concursos têm como objectivo fazer mostrar as habilidades dos nossos Pokémons em diversas categorias que são Beauty, Cool, Cute, Smart e Tough, e para um Pokémon ter o mínimo de chances de vencer um concurso desse tipo, o Pokémon que participa precisa de ter ataques que se encontrem nessa categoria. Estes Contests têm 4 níveis, o Normal, Super, Hyper e Master por ordem crescente, cada uma destas categorias está numa determinada localização em Hoenn e para participar nas categorias maiores o Pokémon em questão tem de ter vencido um concurso da categoria inferior. Outra coisa importante nos Contests são os Pokéblocks, em cada edifício existem mesas para criar destes blocos (sendo necessário usar um Berry para isso) que fazem com as características e que os ataques do nosso Pokémon sejam mais apreciados pelo júri.
Os Contests funcionam da seguinte forma: um Pokémon é inscrito numa das categorias, e vai disputar a tenção do público entre outros três Pokémons. Na primeira ronda, os Pokémons são apresentados, e são classificados mediante a sua Beleza, Inteligência, etc, já na segunda os Pokémons usam ataques para chamar a atenção. Existem combinações que dão pontos bónus, e existe a possibilidade de um dos júris ficar fixado num Pokémon, não dando atenção aos outros. No final é apresentada a pontuação final, sendo que ao vencedor é atribuído um Ribbon da categoria e nível correspondente. Caso o Pokémon já tenha este Ribbon, o jogador irá receber uma Luxury Ball.
Como disse antes existem um blocos chamados de Pokéblocks que são comidas para os Pokémons que para além de aumentar uma das 5 características de Contests (ah, e se um Feebas tiver a Beleza no máximo, crescendo um nível evolui para Milotic, um novo método de evolução), quando colocado um bloco num dos vários alimentadores da Safari Zone, os Pokémons que aparecem são aqueles que mais gostam do sabor daquele Pokéblock, ou seja, de uma determinada Natureza. Por exemplo, se colocarmos um Pokéblock doce numa dessas máquinas, é bem mais provável que um Pokémons que aparecerem nessa área sejam da Natureza Timid, Hasty ou Naive em vez de qualquer uma das outras, o que é óptimo para se apanhar um Pokémon com as características que nós queremos. Já em batalhas na Safari Zone, a coisa tornou-se mais complexa. Existem duas opções renovadas que são o "Go Near" (aproximar-se) e o Pokéblock, a primeira faz com que o Pokémon em questão seja mais fácil de se apanhar quando se atira uma Pokébola, mas é bem mais provável de fugir, a segunda varia muito das naturezas e dos Pokéblocks lançados. Se lançarmos um Pokéblock de um sabor que o Pokémon goste, ele irá ficar interessado no Pokéblock e apanhá-lo será mais fácil, se for um sabor que ele não goste, será muito difícil de o apanhar e ele pode bem fugir da batalha, se for um sabor que não lhe diga nada, se ele começar a comer pode ficar mais tempo na batalha mas não aumenta a chance de o apanhar, caso não coma, pode bem fugir.
Isto dos Pokéblocks tem muito que se lhe diga, mas o importante por detrás deles são os Berries que são a matéria prima para os criar. Para esta nova geração eles renovaram por completo este campo, em vez de existir um Berry que cura 10HP ou um PSNCureBerry que cura o veneno, agora existem 43 tipos de Berries diferentes! A Cheri Berry cura o paralisado, Pecha Berry o Veneno, a Oran Berry recupera 10HP, a Leppa Berry 10PP, a Lum Berry cura qualquer tipo de Status Ailment, outros que curam um tanto de HP mas confundem os Pokémons que os comem, uns são só ingredientes para Pokéblocks, diferentes Berries que aumentam um Stat de um Pokémon temporariamente na batalha quando tem o HP baixo, e por fim uns Berries que aumentam a amizade com os nossos Pokémons mas faz com que ele não cresça tanto um determinado Stat. Enfim, trouxeram os Berries a um nível completamente diferente, mas isto não é tudo, em vez de se poder recolher um Berry por cada dia nas árvores, nós agora podemos plantar os nossos Berries! Existem locais próprios para isso e até um regador para os fazer crescer, isto tudo vai crescendo à medida que o tempo vai passando (aqui entra o objectivo do relógio) e quando uma árvore estiver com frutos podemos recolhe-los e continuar a nossa produção, pois um simples Berry pode fazer crescer mais 2 ou 3 bagas, se não mais.
No jogo também existe uma ferramenta chamada de PokéNav, é um substituto do Pokégear pois tem um Town Map, o Condition Check que serve para ver as condições de Contest dos nossos Pokémons e ainda o Trainer's Eyes, onde são registados alguns treinadores e caso eles queiram uma Rematch é marcado lá. Esta funcionalidade apenas é activada quando obtermos os 5 primeiros badges.
Por falar em Badges, existem dois novos HM's, o HM06 é agora o ataque Rock Smash, já existente em Gold e Silver mas como um TM e também o HM08 que é o Dive, que permite mergulhar nas águas mais profundas de Hoenn.
Para além disso tipo existem algumas particularidades interessantes, como por exemplo o TM43 Secret Power que dependendo da localização da batalha, o ataque tem uma animação e um efeito secundário diferentes, como por exemplo causar paralisação, envenenar, baixar stats ou provocar Flinch. Mas o que é que este ataque tem de tão especial? É que usado no mapa do jogo em árvores ou rochas isso cria um buraco e esse espaço torna-se na nossa base secreta! Nós podemos decorá-la ao nosso gosto com vários objectos que vamos conseguindo ao longo do jogo, sejam ofertas, prémios ou comprando. Para além disso, existe uma nova funcionalidade que é o Mixing Records nós podemos visitar as bases secretas dos nossos amigos nos nossos jogos.
Outra particularidade e para terminar o capítulo da jogabilidade, muitas das localizações têm condições do estado do tempo, como Chuva, Tempestade de Areia, Sol muito forte e ainda o novo estado do tempo que é o Hail (Granizo), e num local estiver alguma dessas condições meteorológicas, ao realizar uma batalha o jogo essa condição também estará presente desde o início. Também existe um Pokémon que muda de forma e o seu tipo sempre que existe uma mudança de clima, o seu nome é o Castform.
Falando em gráficos, o trabalho de Ruby e Sapphire está muito belo, ambientes coloridos, animações de personagens, clima e batalhas também estão de grande qualidade, mas, os Pokémons voltaram a ser estáticos quando comparado ao Pokémon Crystal mas o pior... O pior mesmo é o design gráfico dos jogos. Os gráficos em si estão de grande qualidade mas acho que o jogo está mal desenhado pois Hoenn é enorme e existe muito para explorar, o problema é que muitas das áreas são desertas e na fase do jogo até conquistar o 5º Badge, apenas temos explorado cerca de 35% da região, a fase inicial está muito concentrada num local e por causa disso a variedade de Pokémons não é muita e isso pode prejudicar as pessoas que querem alguma espécie em específico e ela apenas este nos outros 65% que só estão disponíveis na 2ª parte do jogo. Estas percentagens podem parecer exageradas, mas não são pois no leste de Hoenn existe muita água, mas muita mesma, mesmo muito mar! É fácil perder o fio à meada enquanto se tenta explorar essa secção da região e quando se chega a essa fase do jogo já nos sentimos aborrecidos. Dito isto, o design estraga a estrutura do jogo e aquela que podia ser uma aventura bem equilibrada não, parece uma balança com 10 quilos de metal num lado e uma mão cheia de algodão no outro.
No que toca ao nível sonoro do jogo... Coisa que adorei foi a atenção ao detalhe, os efeitos sonoros de como caminhar na água ou na relva são deliciosos, e quando se explora uma localização ouve-se gritos dos Pokémons que lá vivem, o mesmo se aplica ao dos ataques nas batalhas, mas a música mesmo.. Não está má de todo, existem músicas de grande qualidade e que marcaram muitos fãs, mas como um todo este departamento passa ao lado pois embora exista variedade, os instrumentos, a batida e a atmosfera que transmitem são sempre as mesmas e ter um trabalho sonoro tão repetitivo onde se ouve em quase todas, se não forem todas as músicas um trompete.
No que toca a longevidade e dificuldade, perde-se umas boas quantas horas a explorar Hoenn por completo mas a médio prazo torna-se aborrecido por estar tudo concentrado no mesmo lugar e depois tudo estar muito disperso, para introduziram os Pokémon Contests que é uma adição interessante e uma nova abordagem a este universo, fora isso aquilo que foi introduzido no Pokémon Crystal, a Battle Tower que criou um lado mais competitivo e desafiante à série e traz ainda mais opções para desafios. Dito isto é um jogo com muito que fazer e existem actividades quer para os jogadores mais hardcore quer para os mais casuais, sendo que a dificuldade da aventura no geral é bem acessível na fase inicial (até ao 5º Gym) e depois mais exigente.
Gráficos 8 - Grafismo de grande qualidade e de encher o olho para uma consola de 16-bits, mas existe um mau design do jogo e é só por isto que o grafismo está a pecar nestas entregas;
Jogabilidade 10 - Existe tanto que fazer e como fazer, agora os Pokémons são únicos e isso permite mais e mais variedade nos combates. Excelente esta Advance Generation;
Som 8 - O trabalho sonoro no que toca a efeitos e detalhes está excelente, mas a música em si é pouco variada;
Longevidade 8 - Como sempre, Pokémon dá pano para mangas e estes jogos acrescentam ainda mais, o problema é que os jogos a médio prazo tornam-se aborrecidos, e o causador é o seu design;
Dificuldade 9,5 - Como sempre, o normal de um RPG quanto mais altos os níveis dos nossos Pokémons, mais fácil é, o problema é que até à marca do 5º Gym o jogo é fácil, após isso mais exigente, não existe um aumento progressivo e isso pode tramar a vida a alguns. Fora isso voltou a Battle Tower com mais opções e Contests foram introduzidos, isto para fãs mais dedicados e mais casuais respectivamente.
Nota Final - 8,7
Adorei e detestei esta 3ª geração de Pokémon. Adorei pois trouxe ainda mais variedade para esta série e podemos dizer que cada Pokémon é único, detestei pois como aventura não o consegui apreciar como os clássicos do Game Boy e Game Boy Color.
Seja como for, estes jogos são de grande qualidade e para mim são os mais importantes da série até à data por causa daquilo que adorei, fez com que a série evoluísse para um nível diferente quando se esperava que a estrutura dos Pokémons fosse como foram nos dois primeiros jogos.
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Uma curiosidade, sabiam que estava designado que nestes jogos poderia-mos de alguma forma visitar Johto? Como sabem o nosso personagem e a sua família muda-se de Olivine City para Littleroot, e quando hackearam a versão Ruby descobriram alguns remixes de músicas de Johto que não foram usadas mesmo no jogo (a Route 38/39 que fica a norte de Olivine ou a música de batalha dos cães lendários são exemplos), isso prova que estava destinado em pudermos visitar a nossa terra Natal e quiçá batalhar algum desses lendários.
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Ufa, finalmente terminada esta análise! Cerca de um mês ou pouco mais a trabalhar nela xD
Mas eu não a teria terminado se não fosse o lobito, ele deu-me uma valente ajuda escrevendo a parte dos Contests desta análise pois embora soubesse como funcionava, não estava a conseguir explicar como funcionava essa parte do jogo e andei uma semana com brancas não conseguindo escrever mais nada.
Por isso, lobito, o meu sincero obrigado, senão fosses tu isto não estaria aqui postado
Última edição por BAlvez em 4/3/2014, 16:02, editado 3 vez(es)