Boas pessoal.
Já tinha tido esta ideia antes mas só agora é que me deu vontade de a colocar em prática.
Isto da História das Consolas é para vos dar a conhecer quais as consolas e quais gerações pertencem mas vou dividir isto por partes para não ficar um texto enorme, por isso comecemos pelas origens das consolas e depois a 1ª Geração. E é importante salientar que isto que vos partilho é de um trabalho do senhor António Paulo Santos, não o conheço mas está realizado um excelente trabalho.
E isto veio-me à ideia pois li num fórum um membro criar um tópico com o tema "4ª Geração de Consolas" onde ele falava de uma eventual PS4 e assim. Bem os outros membros basicamente humilharam-no xD
Por isso fica aqui a partilha, cá vai:
O que é uma consola?
As consolas de jogos são “aparelhos” de entretimento interactivo, distinguem-se por terem sido criadas principalmente para jogos, ao contrário do computador que permite muitas outras funções.
O “parente” mais próximo das consolas são as máquinas recreativas conhecidas também por arcades, estas são criadas com o intuito de serem vendidas a alguém que depois cobra às outras pessoas para jogarem.
1958 – Jogo Tennis for Two
Willy Higinbotham ajudado por Rovert Dvorak tiveram a ideia de desenvolver um sistema para entreter os visitantes no Brookhaven National Laboratory no estado de Nova Iorque que se dedicava à investigação nuclear na altura da Guerra-fria. As visitas eram feitas para mostrar às pessoas o que era feito no laboratório e demonstrar que este era seguro. O sistema criado era uma simulação simples de um jogo de ténis, exibido num osciloscópio e processado por um computador analógico.
Mais tarde, o cientista aperfeiçou o jogo que recebeu o nome de Tennis Programming mais conhecido como Tennis for Two. Willy Higinbotham morreu a 10 de Novembro de 1995.
Imagem de "Tennis for two"
1962 – Jogo Spacewar
Em 1962 Stephen Russell, Peter Samson, Dan Edwards, Martin Graetz, Alan Kotok, Steve Piner e Robert A Saunders, estudantes no MIT programaram o jogo Spacewar em Assembly, para mostrar as potencialidades do computador PDP-1, o primeiro minicomputador.
Durante algum tempo muitos historiadores concordaram com a afirmação do MIT cujo primeiro jogo da história foi o Spacewar e não o Tennis for Two, e colocam Stephen Russell como o inventor dos videojogos modernos, hoje sabe-se que, na verdade, ele foi o segundo jogo a ser produzido.
Imagem dos criadores a jogar Spacewar
Imagem de Spacewar
1968 – Brown Box a origem das consolas
Ralph Baer conhecido como o inventor da primeira consola doméstica de videojogos, nasceu na Alemanha Oriental em 1922, em 1938 fugiu com a sua família da Alemanha Nazi para os Estados Unidos. Participou na segunda Guerra Mundial, regressado da guerra formou-se em Engenharia de Televisão (Television Engineering), trabalhou em algumas empresas de Electrónica, em 1966 como funcionário da Sander Associates teve e trabalhou na ideia de usar a televisão para jogos.
Em 1967 com a ajuda de Bill Rusch um engenheiro e Bill Harrison um técnico ambos na Sanders Associates, trabalham nos conceitos de um jogo de Ping Pong e conseguem uma demonstração totalmente funcional.
Nesse mesmo ano sobre a supervisão de Bill Rusch cria a pistola laser (Light Gun) e desenvolve alguns outros jogos com Bill Harrison.
Em 1968 Ralph Baer patenteia um protótipo de consola a que chamada Brown Box, que corre já alguns jogos de ping-pong, futebol, voleibol e tiros.
Em 1969 foram feitas demonstrações a fabricantes de televisões como a RCA, GE, Zenith, Sylvania, Warwick (Sears) e Magnavox, em Março de 1970 é escrito o acordo de licenciamento com a RCA que é cancelado, em 3 Março de 1971 foi assinado uma licença de exclusividade com a Magnavox.
Fotografia do Senhor Ralph Bael a construir o protótipo da Brown Box
A Brown Box
E assim fica encerrado o capítulo "O Ínicio" das consolas, o próximo será "A 1ª Geração", sendo Pong o jogo mais conhecido dessa época.
Já tinha tido esta ideia antes mas só agora é que me deu vontade de a colocar em prática.
Isto da História das Consolas é para vos dar a conhecer quais as consolas e quais gerações pertencem mas vou dividir isto por partes para não ficar um texto enorme, por isso comecemos pelas origens das consolas e depois a 1ª Geração. E é importante salientar que isto que vos partilho é de um trabalho do senhor António Paulo Santos, não o conheço mas está realizado um excelente trabalho.
E isto veio-me à ideia pois li num fórum um membro criar um tópico com o tema "4ª Geração de Consolas" onde ele falava de uma eventual PS4 e assim. Bem os outros membros basicamente humilharam-no xD
Por isso fica aqui a partilha, cá vai:
O que é uma consola?
As consolas de jogos são “aparelhos” de entretimento interactivo, distinguem-se por terem sido criadas principalmente para jogos, ao contrário do computador que permite muitas outras funções.
O “parente” mais próximo das consolas são as máquinas recreativas conhecidas também por arcades, estas são criadas com o intuito de serem vendidas a alguém que depois cobra às outras pessoas para jogarem.
1958 – Jogo Tennis for Two
Willy Higinbotham ajudado por Rovert Dvorak tiveram a ideia de desenvolver um sistema para entreter os visitantes no Brookhaven National Laboratory no estado de Nova Iorque que se dedicava à investigação nuclear na altura da Guerra-fria. As visitas eram feitas para mostrar às pessoas o que era feito no laboratório e demonstrar que este era seguro. O sistema criado era uma simulação simples de um jogo de ténis, exibido num osciloscópio e processado por um computador analógico.
Mais tarde, o cientista aperfeiçou o jogo que recebeu o nome de Tennis Programming mais conhecido como Tennis for Two. Willy Higinbotham morreu a 10 de Novembro de 1995.
Imagem de "Tennis for two"
1962 – Jogo Spacewar
Em 1962 Stephen Russell, Peter Samson, Dan Edwards, Martin Graetz, Alan Kotok, Steve Piner e Robert A Saunders, estudantes no MIT programaram o jogo Spacewar em Assembly, para mostrar as potencialidades do computador PDP-1, o primeiro minicomputador.
Durante algum tempo muitos historiadores concordaram com a afirmação do MIT cujo primeiro jogo da história foi o Spacewar e não o Tennis for Two, e colocam Stephen Russell como o inventor dos videojogos modernos, hoje sabe-se que, na verdade, ele foi o segundo jogo a ser produzido.
Imagem dos criadores a jogar Spacewar
Imagem de Spacewar
1968 – Brown Box a origem das consolas
Ralph Baer conhecido como o inventor da primeira consola doméstica de videojogos, nasceu na Alemanha Oriental em 1922, em 1938 fugiu com a sua família da Alemanha Nazi para os Estados Unidos. Participou na segunda Guerra Mundial, regressado da guerra formou-se em Engenharia de Televisão (Television Engineering), trabalhou em algumas empresas de Electrónica, em 1966 como funcionário da Sander Associates teve e trabalhou na ideia de usar a televisão para jogos.
Em 1967 com a ajuda de Bill Rusch um engenheiro e Bill Harrison um técnico ambos na Sanders Associates, trabalham nos conceitos de um jogo de Ping Pong e conseguem uma demonstração totalmente funcional.
Nesse mesmo ano sobre a supervisão de Bill Rusch cria a pistola laser (Light Gun) e desenvolve alguns outros jogos com Bill Harrison.
Em 1968 Ralph Baer patenteia um protótipo de consola a que chamada Brown Box, que corre já alguns jogos de ping-pong, futebol, voleibol e tiros.
Em 1969 foram feitas demonstrações a fabricantes de televisões como a RCA, GE, Zenith, Sylvania, Warwick (Sears) e Magnavox, em Março de 1970 é escrito o acordo de licenciamento com a RCA que é cancelado, em 3 Março de 1971 foi assinado uma licença de exclusividade com a Magnavox.
Fotografia do Senhor Ralph Bael a construir o protótipo da Brown Box
A Brown Box
E assim fica encerrado o capítulo "O Ínicio" das consolas, o próximo será "A 1ª Geração", sendo Pong o jogo mais conhecido dessa época.
Última edição por BAlvez em 10/4/2012, 14:05, editado 1 vez(es)