Em primeiro lugar, a quem esperava por este capítulo peço desculpa pela demora em apenas ter trazido apenas agora, ou por estar ocupado ou simplesmente por não ter vontade de publicar xD
Fica aqui prometido que lá para terça feira ou pouco mais tarde trarei as consolas das segunda geração.
E é importante ler o capítulo "O Início" para perceber algumas coisas deste. Por isso cá vai:
A Primeira Geração de Consolas
1972 – Magnavox Odyssey a primeira consola doméstica
Em Maio de 1972 é lançada comercialmente a consola Magnavox Odyssey que teve origem no protótipo Brown Box, a consola era ligada à televisão, inicialmente foram lançados 12 títulos e era possível usar uma espingarda em alguns jogos. Devido ao baixo processamento gráfico os utilizadores precisavam de colocar cartões plásticos no ecrã da televisão para simular o campo de jogo (por exemplo, num jogo de ténis era preciso colocar um cartão verde para simular o campo). O único jogo que não usava os cartões de plástico era o Table Tennis.
Imagem da consola (Um pouco estranha não?)
Imagem do comando (Ainda mais estranho, não? xD)
Cartuchos de jogo. Não contém qualquer jogo, apenas fazem diferentes ligações entre os pinos do cartão a fim de programar o Odyssey para jogar vários jogos
Espingarda para jogos de tiro
Um dos jogos, Table Tennis
O tal cartão de Plástico para simular o campo.
1974 - Nolan Bushnell e o sucesso Pong
Nolan Bushnell era estudante de Engenharia Electrónica na universidade de Utah, quando em 1962 teve contacto com o jogo Spacewar desenvolvido no MIT.
O jogo nunca lhe saiu da cabeça, e em 1969 ao formar-se tinha já algumas ideias que em 1970 começa a por em pratica ao construir um dispositivo onde era possível jogar o Spacewar que rebatizou de Computer Space. O projecto foi vendido à Nutting & Associates, e lançado em 1971, um ano antes, portanto, do lançamento do Odyssey. Computer Space da Nutting & Associates é assim o primeiro videojogo Arcade do mundo. Devido ao custo proibitivo, foram vendidas apenas entre 500 a 1.500 unidades por todo EUA.
Nolan Bushnell não satisfeito, em 1972 juntamente com Ted Dabney quiseram criar uma empresa para desenvolver jogos electrónicos. Como o nome Syzygy já pertencia a outra empresa, escolheram Atari palavra dita pelos jogadores do jogo de tabuleiro GO (jogo de origem Japonesa) quando encurralavam o adversário, à semelhança da palavra xeque-mate usada no xadrez. Para logótipo escolheram uma representação artística do monte Fujiama.
A 29 de Maio de 1972 Nolan Bushnell visita The Magnavox Profit Caravan no hotel Airport Marina em Burlingame, CA, onde assina o livro de convidados para assistir a uma demonstração da Magnavox Odyssey e joga o jogo Odyssey Table Tennis.
Mais tarde contrata Alan Alcorn para desenvolver e construir uma versão arcade de moedas do jogo Table tennis a que chamou Pong. O Pong é um grande sucesso estando assim lançados os jogos de arcade de moedas.
Movido pelo sucesso de Pong teve a ideia e cria uma versão doméstica o Home Pong, que apresenta em 1974 a vários revendedores, o mais importante a cadeia de lojas Sears pela ajuda dada ao venderam 150.000 unidades, instaurou-se a Pong-mania.
Nolan Bushnell fica rico, os videojogos domésticos tornam-se uma indústria competitiva e entre 1975 e 1979 surgem por todo o mundo vários clones modificados de Pong, todos baseados na consola produzida por Nolan Bushnell.
Nolan Bushnell e a máquina de Pong
Assim fica concluído o capítulo da 1ª Geração de consolas, o próximo será a 2ª Geração e contem com ela para a semana, mais para terça-feira como já disse acima.
E mais uma vez agradeço ao senhor António Paulo Santos pelo excelente trabalho que fez e que me estou a basear como base deste pequeno "projecto".
EDIT: Adicionada a imagem do cartão de plástico verde na Magnavox.
Fica aqui prometido que lá para terça feira ou pouco mais tarde trarei as consolas das segunda geração.
E é importante ler o capítulo "O Início" para perceber algumas coisas deste. Por isso cá vai:
A Primeira Geração de Consolas
1972 – Magnavox Odyssey a primeira consola doméstica
Em Maio de 1972 é lançada comercialmente a consola Magnavox Odyssey que teve origem no protótipo Brown Box, a consola era ligada à televisão, inicialmente foram lançados 12 títulos e era possível usar uma espingarda em alguns jogos. Devido ao baixo processamento gráfico os utilizadores precisavam de colocar cartões plásticos no ecrã da televisão para simular o campo de jogo (por exemplo, num jogo de ténis era preciso colocar um cartão verde para simular o campo). O único jogo que não usava os cartões de plástico era o Table Tennis.
Imagem da consola (Um pouco estranha não?)
Imagem do comando (Ainda mais estranho, não? xD)
Cartuchos de jogo. Não contém qualquer jogo, apenas fazem diferentes ligações entre os pinos do cartão a fim de programar o Odyssey para jogar vários jogos
Espingarda para jogos de tiro
Um dos jogos, Table Tennis
O tal cartão de Plástico para simular o campo.
1974 - Nolan Bushnell e o sucesso Pong
Nolan Bushnell era estudante de Engenharia Electrónica na universidade de Utah, quando em 1962 teve contacto com o jogo Spacewar desenvolvido no MIT.
O jogo nunca lhe saiu da cabeça, e em 1969 ao formar-se tinha já algumas ideias que em 1970 começa a por em pratica ao construir um dispositivo onde era possível jogar o Spacewar que rebatizou de Computer Space. O projecto foi vendido à Nutting & Associates, e lançado em 1971, um ano antes, portanto, do lançamento do Odyssey. Computer Space da Nutting & Associates é assim o primeiro videojogo Arcade do mundo. Devido ao custo proibitivo, foram vendidas apenas entre 500 a 1.500 unidades por todo EUA.
Nolan Bushnell não satisfeito, em 1972 juntamente com Ted Dabney quiseram criar uma empresa para desenvolver jogos electrónicos. Como o nome Syzygy já pertencia a outra empresa, escolheram Atari palavra dita pelos jogadores do jogo de tabuleiro GO (jogo de origem Japonesa) quando encurralavam o adversário, à semelhança da palavra xeque-mate usada no xadrez. Para logótipo escolheram uma representação artística do monte Fujiama.
A 29 de Maio de 1972 Nolan Bushnell visita The Magnavox Profit Caravan no hotel Airport Marina em Burlingame, CA, onde assina o livro de convidados para assistir a uma demonstração da Magnavox Odyssey e joga o jogo Odyssey Table Tennis.
Mais tarde contrata Alan Alcorn para desenvolver e construir uma versão arcade de moedas do jogo Table tennis a que chamou Pong. O Pong é um grande sucesso estando assim lançados os jogos de arcade de moedas.
Movido pelo sucesso de Pong teve a ideia e cria uma versão doméstica o Home Pong, que apresenta em 1974 a vários revendedores, o mais importante a cadeia de lojas Sears pela ajuda dada ao venderam 150.000 unidades, instaurou-se a Pong-mania.
Nolan Bushnell fica rico, os videojogos domésticos tornam-se uma indústria competitiva e entre 1975 e 1979 surgem por todo o mundo vários clones modificados de Pong, todos baseados na consola produzida por Nolan Bushnell.
Nolan Bushnell e a máquina de Pong
Assim fica concluído o capítulo da 1ª Geração de consolas, o próximo será a 2ª Geração e contem com ela para a semana, mais para terça-feira como já disse acima.
E mais uma vez agradeço ao senhor António Paulo Santos pelo excelente trabalho que fez e que me estou a basear como base deste pequeno "projecto".
EDIT: Adicionada a imagem do cartão de plástico verde na Magnavox.