Versão testada: -----------
Ah, Sonic The Hedgehog, um clássico dos videojogos e talvez um dos jogos de maior sucesso de sempre.
Este jogo nasceu quando as consolas SNES da Nintendo e Mega Drive da Sega já estavam no mercado e a Sega estava em clara desvantagem sobre a Nintendo pois não tinham jogos que sobressaíssem da concorrente mais directa. Numa reunião executiva da Sega, chegou-se à conclusão que o que faltava à empresa era uma mascote diferente e única (na altura a mascote era o Alex Kidd) e que ela tivesse jogos que fizessem vender os seus produtos, como a personagem Mario do Super Mario Bros., que se estreou na NES, fez vender muitas unidades de jogo e sistemas. Dito isto, a Sega contratou uma série de programadores tendo em mente o mesmo objectivo, e disseram-lhe que queriam que criassem uma personagem que tivesse tudo de memorável, que se distinguisse de Mario (quer em Design quer nos jogos) e claro, que fosse digna de ser a mascote da empresa. Após algum tempo chegaram a uma conclusão, criar um jogo de plataformas mas onde a velocidade e caminhos múltiplos para chegar ao destino.
E como apareceu a ideia de Sonic? Como Mario é um humano, eles optaram por um animal para a sua nova mascote ser distinta, falou-se em tatus, cães e muitos outros animais, mas o escolhido foi o Ouriço-Cacheiro, um animal que acharam piada pelos seus espinhos. Após desenharem a personagem, deram-lhe a cor de Azul tal como o logótipo da Sega e colocaram-lhe uns ténis inspirados no calçado de Michael Jackson (já as cores foi ao Pai-Natal) sendo eles a possível fonte da sua habilidade de correr muito rápido. Apresentaram a ideia quer do jogo quer da Personagem à Sega, eles adoraram e decidiram contratar em definitivo os programadores e colocaram-nos como produtores da série, para além disso deram o nome à produtora de Sonic Team. O projecto foi concluído e lançado em 1991 em todo o mundo e na mesma altura, e para promover a personagem a Sega até entrou em contactos com estúdios de animação para criarem uma OVA do Sonic e a manobra de Marketing foi de tal forma agressiva que causou um impacto imediato de sucesso fazendo vender imensas unidades da Mega Drive.
Dito isto tudo, afinal quem é o Sonic?
Segundo os criadores, ele é um Ouriço antropomorfista de 15 anos que adora correr por todo o lado e que vive amigavelmente com todos os animais, animais estes que são bem especiais pois eles protejam pedras preciosas chamadas de Chaos Emeralds que têm um poder bem misterioso. Mas um dia dia aparece um génio maligno chamado de Dr. Ivo Robotnik (no Japão é Eggman, dizem que foi um erro de tradução... pois) que teve conhecimento da existência dessas pedras preciosas e para roubar todas as 6 existentes ele aprisiona todos os animais em maquinetas de forma a torná-los malvados. O Sonic não gostou desta situação então vai fazer uma jornada para fazer libertar todos os animais dessas máquinas e recuperar as Chaos Emeralds.
Como já disse, Sonic The Hedgehog é um jogo de plataformas que promove a sensação de velocidade e da existência de vários caminhos para concluir o objectivo de chegar ao final do nível, mas correr rápido não é a única habilidade de Sonic, aliás, ele é um ouriço por algum motivo. Durante a corrida se pressionarmos o D-Pad para baixo, Sonic "transforma-se" numa bola de espinhos capaz de derrotar qualquer inimigo, o mesmo acontece quando ele salta quando pressionado o botão de saltar, de forma a derrotar inimigos aéreos. Para além disso existem várias coisas pelos níveis, como os Rings para coleccionar (e sempre que somos atingidos elas fogem todas e se formos acertados sem nenhum Ring temos morte instantânea), molas onde podemos saltar para ir para os patamares mais altos do nível, uns postes que ao passar por eles tornam-se no nosso Checkpoint, para além de umas caixas em forma de TV que podem conter Rings ou Power Ups como fazer o Sonic correr ainda mais rápido ou então ele ficar invencível por algum tempo. Esta combinação tornam a experiência divertida, fácil, fluída e intuitiva
Já a estrutura dos níveis dividem-se em Zonas. Existem 7 zonas onde 6 delas têm 3 níveis cada e no 3º nível aparece o Dr. Robotnick com algum engenho novo e nós temos de o derrotar usando as nossas armas, os espinhos. Já a 7ª e zona final é um nível só onde temos um último confronto com o lado malvado deste universo que é Sonic, e uma vez derrotado terminamos o jogo
E as Chaos Emeralds, como se coleccionam? Se no final de um nível tivermos pelo menos 50 Rings, um Ring enorme espera-nos no final e saltando para ele vamos para um nível bónus que é bastante diferente dos níveis convencionais, pois controlamos o Sonic sempre em forma de bola de espinhos e o cenário vai movendo ou para a esquerda ou para a direita, e podemos trocar a direcção para que se move pressionando numa das bolas com a letra R. O objectivo destes níveis é ir ao encontro da Chaos Emerald para a coleccionar e como existem 6 delas, são 6 níveis bónus que estão presentes no jogo, e embora isto seja opcional de se fazer, influencia o final do jogo.
Agora falando em gráficos, está um trabalho muito bom, o cenário dos níveis e o seu design estão muito bem conseguidos que tornam o jogo bem fluido e bem agradável de jogar, contudo, os níveis bónus têm um fundo bem dinâmico com muito choque de luz que incomoda a experiência neles.
Já falando em som, os detalhes correspondem na hora aquilo que fazemos no jogo e são de grande qualidade, isto para não falar na música que está um trabalho soberbo. Música variada e de altíssima qualidade é bem capaz de agradar qualquer pessoa.
Por fim, Longevidade e Dificuldade, este jogo pode ser concluído num par de horas por quem sabe o que fazer, mas quem não sabe, progredir nos níveis pode demorar algum tempo e à medida que isso acontece, o jogo torna-se bem mais difícil por existirem mais inimigos e poços sem fundo e isso pode fazer com que a pessoa demore bem mais tempo a jogar ou até levar um Game Over e nunca mais jogar este jogo.
Gráficos 9 - Um trabalho de grande qualidade, visualmente bem apelativo mas os níveis Bonús não estão tão bem conseguidos e até atrapalham a experiência;
Jogabilidade 10 - Fluída, dinâmica e divertida, está muito bem conseguida;
Som 10 - É dos melhores trabalhos de sempre nos videojogos;
Longevidade 10 - Varia muito tendo em conta a experiência do jogador, e a existência de vários caminhos e opções faz com que repetir um jogo não seja a mesma coisa;
Dificuldade 7 - Este jogo acaba por ser um belo desafio e uma pessoa que não tenha muita dedicação a este jogo não o conseguirá terminar.
Nota Final - 9,2
Este jogo é sem dúvida um dos melhores de sempre e uma alternativa bem viável a Mario pois embora seja um jogo de plataformas convencional, este promove a velocidade e a existência de vários caminhos para o conseguir, tornando-o num jogo variado mesmo jogando-o vez após vez.
Este jogo nasceu quando as consolas SNES da Nintendo e Mega Drive da Sega já estavam no mercado e a Sega estava em clara desvantagem sobre a Nintendo pois não tinham jogos que sobressaíssem da concorrente mais directa. Numa reunião executiva da Sega, chegou-se à conclusão que o que faltava à empresa era uma mascote diferente e única (na altura a mascote era o Alex Kidd) e que ela tivesse jogos que fizessem vender os seus produtos, como a personagem Mario do Super Mario Bros., que se estreou na NES, fez vender muitas unidades de jogo e sistemas. Dito isto, a Sega contratou uma série de programadores tendo em mente o mesmo objectivo, e disseram-lhe que queriam que criassem uma personagem que tivesse tudo de memorável, que se distinguisse de Mario (quer em Design quer nos jogos) e claro, que fosse digna de ser a mascote da empresa. Após algum tempo chegaram a uma conclusão, criar um jogo de plataformas mas onde a velocidade e caminhos múltiplos para chegar ao destino.
E como apareceu a ideia de Sonic? Como Mario é um humano, eles optaram por um animal para a sua nova mascote ser distinta, falou-se em tatus, cães e muitos outros animais, mas o escolhido foi o Ouriço-Cacheiro, um animal que acharam piada pelos seus espinhos. Após desenharem a personagem, deram-lhe a cor de Azul tal como o logótipo da Sega e colocaram-lhe uns ténis inspirados no calçado de Michael Jackson (já as cores foi ao Pai-Natal) sendo eles a possível fonte da sua habilidade de correr muito rápido. Apresentaram a ideia quer do jogo quer da Personagem à Sega, eles adoraram e decidiram contratar em definitivo os programadores e colocaram-nos como produtores da série, para além disso deram o nome à produtora de Sonic Team. O projecto foi concluído e lançado em 1991 em todo o mundo e na mesma altura, e para promover a personagem a Sega até entrou em contactos com estúdios de animação para criarem uma OVA do Sonic e a manobra de Marketing foi de tal forma agressiva que causou um impacto imediato de sucesso fazendo vender imensas unidades da Mega Drive.
Dito isto tudo, afinal quem é o Sonic?
Segundo os criadores, ele é um Ouriço antropomorfista de 15 anos que adora correr por todo o lado e que vive amigavelmente com todos os animais, animais estes que são bem especiais pois eles protejam pedras preciosas chamadas de Chaos Emeralds que têm um poder bem misterioso. Mas um dia dia aparece um génio maligno chamado de Dr. Ivo Robotnik (no Japão é Eggman, dizem que foi um erro de tradução... pois) que teve conhecimento da existência dessas pedras preciosas e para roubar todas as 6 existentes ele aprisiona todos os animais em maquinetas de forma a torná-los malvados. O Sonic não gostou desta situação então vai fazer uma jornada para fazer libertar todos os animais dessas máquinas e recuperar as Chaos Emeralds.
Como já disse, Sonic The Hedgehog é um jogo de plataformas que promove a sensação de velocidade e da existência de vários caminhos para concluir o objectivo de chegar ao final do nível, mas correr rápido não é a única habilidade de Sonic, aliás, ele é um ouriço por algum motivo. Durante a corrida se pressionarmos o D-Pad para baixo, Sonic "transforma-se" numa bola de espinhos capaz de derrotar qualquer inimigo, o mesmo acontece quando ele salta quando pressionado o botão de saltar, de forma a derrotar inimigos aéreos. Para além disso existem várias coisas pelos níveis, como os Rings para coleccionar (e sempre que somos atingidos elas fogem todas e se formos acertados sem nenhum Ring temos morte instantânea), molas onde podemos saltar para ir para os patamares mais altos do nível, uns postes que ao passar por eles tornam-se no nosso Checkpoint, para além de umas caixas em forma de TV que podem conter Rings ou Power Ups como fazer o Sonic correr ainda mais rápido ou então ele ficar invencível por algum tempo. Esta combinação tornam a experiência divertida, fácil, fluída e intuitiva
Já a estrutura dos níveis dividem-se em Zonas. Existem 7 zonas onde 6 delas têm 3 níveis cada e no 3º nível aparece o Dr. Robotnick com algum engenho novo e nós temos de o derrotar usando as nossas armas, os espinhos. Já a 7ª e zona final é um nível só onde temos um último confronto com o lado malvado deste universo que é Sonic, e uma vez derrotado terminamos o jogo
E as Chaos Emeralds, como se coleccionam? Se no final de um nível tivermos pelo menos 50 Rings, um Ring enorme espera-nos no final e saltando para ele vamos para um nível bónus que é bastante diferente dos níveis convencionais, pois controlamos o Sonic sempre em forma de bola de espinhos e o cenário vai movendo ou para a esquerda ou para a direita, e podemos trocar a direcção para que se move pressionando numa das bolas com a letra R. O objectivo destes níveis é ir ao encontro da Chaos Emerald para a coleccionar e como existem 6 delas, são 6 níveis bónus que estão presentes no jogo, e embora isto seja opcional de se fazer, influencia o final do jogo.
Agora falando em gráficos, está um trabalho muito bom, o cenário dos níveis e o seu design estão muito bem conseguidos que tornam o jogo bem fluido e bem agradável de jogar, contudo, os níveis bónus têm um fundo bem dinâmico com muito choque de luz que incomoda a experiência neles.
Já falando em som, os detalhes correspondem na hora aquilo que fazemos no jogo e são de grande qualidade, isto para não falar na música que está um trabalho soberbo. Música variada e de altíssima qualidade é bem capaz de agradar qualquer pessoa.
Por fim, Longevidade e Dificuldade, este jogo pode ser concluído num par de horas por quem sabe o que fazer, mas quem não sabe, progredir nos níveis pode demorar algum tempo e à medida que isso acontece, o jogo torna-se bem mais difícil por existirem mais inimigos e poços sem fundo e isso pode fazer com que a pessoa demore bem mais tempo a jogar ou até levar um Game Over e nunca mais jogar este jogo.
Gráficos 9 - Um trabalho de grande qualidade, visualmente bem apelativo mas os níveis Bonús não estão tão bem conseguidos e até atrapalham a experiência;
Jogabilidade 10 - Fluída, dinâmica e divertida, está muito bem conseguida;
Som 10 - É dos melhores trabalhos de sempre nos videojogos;
Longevidade 10 - Varia muito tendo em conta a experiência do jogador, e a existência de vários caminhos e opções faz com que repetir um jogo não seja a mesma coisa;
Dificuldade 7 - Este jogo acaba por ser um belo desafio e uma pessoa que não tenha muita dedicação a este jogo não o conseguirá terminar.
Nota Final - 9,2
Este jogo é sem dúvida um dos melhores de sempre e uma alternativa bem viável a Mario pois embora seja um jogo de plataformas convencional, este promove a velocidade e a existência de vários caminhos para o conseguir, tornando-o num jogo variado mesmo jogando-o vez após vez.