FARCRY3
Versão testada: PS3 e PC
Far Cry 3 é um dos jogos mais aclamados pela indústria no ano de 2012, para muitos foi uma enorme surpresa, mas será que realmente Far Cry 3 é um jogo assim tão bom? É o que vou tentar tirar a limpo.
Este jogo desenvolvido pela Ubisoft Montreal é um Shooter em primeira pessoa e em mundo aberto tal como os outros jogos da série, mas introduz alguns elementos de RPG para existir uma progressão do personagem de inicio ao fim do jogo. "Mas com elementos RPG? Que sentido faz existir um sistema destes num FPS?" perguntam vocês, e eu respondo que sim, por causa do argumento faz todo o sentido.
A história deste jogo centra-se em Jason Brody, um rapaz americano comum que gosta de se divertir com os amigos, e quando Riley, o seu irmão mais novo, consegue a licença de pilotagem de aviões, Jason juntamente com a namorada, os dois irmãos e mais três amigos decidem festejar esse feito para uma ilha paradisíaca, cheia de actividades radicais, mas será assim tudo tão perfeito? Não. A ilha para que foram está recheada de piratas liderados por um homem chamado de Vaas (o senhor da capa do jogo) e no dia em que vão fazer para-quedismo muitos aterram em partes diferentes da ilha mas todos eles são capturados por eles (parece-me que isto já tinha sido planeado). A ideia de Vaas é pedir um resgate por cada um deles mas independentemente de conseguir dinheiro por eles ou não o objectivo é vendê-los para servirem como escravos. E isto leva-nos ao dia presente onde Jason está preso numa jaula com o seu irmão mais velho, Grant, que é um militar e prometeu a ele que iam escapar de lá e salvar os outros, para isso iniciam um plano de fuga e eles até conseguem fugir com alguma facilidade, mas Vaas estava ao corrente da situação e quando apanhou os dois irmãos disparou sobre Grant e deixou o Jason fugir para os seus piratas divertirem-se com uma caça ao homem. Neste ponto temos de fugir deles para conseguir sobreviver, e após muita corrida quando Jason está por cima de uma ponte está um helicóptero à frente dele e dispara e faz com que a ponte se parta e assim ele cai ao raio e desmaia. Depois acorda numa cabana onde um homem chamado de Dennis está a fazer-lhe uma tatuagem muito pequena no braço e diz-lhe que ele vai ser um guerreiro para conseguir salvar os seus amigos, mas Jason acha isso muito estranho pois ele não percebe nada de armas e por isso não tem como lhes fazer frente, nem tem noções de sobrevivência para conseguir safar-se naquele local, é mesmo um tipo comum, e aí é que entra a "Tatau", a tatuagem que o vai tornar nesse guerreiro capaz de salvar os seus amigos.
E é nesta tatuagem que se encontram os elementos RPG do jogo, à medida que vamos cumprindo objectivos ou derrotando adversários ganhamos pontos de experiência e ao fim de um tanto número de experiência recebe-se um Skill Point e são esses pontos que nos fazem ganhar mais capacidades de sobrevivência, tais como de lidar com armas, dar mais saúde/resistência ao Jason ou capacidades de caça e cada ponto gasto numa dessas habilidades reflecte-se na tatuagem, que vai sempre aumentando.
E para além da nossa tarefa principal, também temos muitas outras secundárias como expulsar os piratas da ilha, para isso temos de conseguir derrotar aqueles que estão num dos seus fortes e quando conquistado os membros da tribo Rakyat ocuparão esses locais. E agora perguntam-me "Quem são os Rakyat?" são os membros da tribo do Dennis, e desde que ele nos salvou e deu algumas noções básicas de sobrevivência foi feito um pacto, eles ajudariam o Jason se ele os ajudasse, e o objectivo deles era fazer com que o seu clã se expanda cada vez mais e para isso têm de expulsar piratas da ilha para eles ganharem cada vez mais território. Para além dos territórios (chamados de Outpost no jogo) existem as Radio Towers, são torres que foram desligadas pelos homens do Vaas que impedem a comunicação entre os habitantes da ilha, e por cada torre ligada o nosso mapa expande-se e ganhamos armas gratuitas nas lojas. E cada arma tem a possibilidade de ser personalizada, seja com "Skins" como a colocação de acessórios como silenciadores, miras, enfim, entre outros acessórios, algo bastante completo que aumenta o nosso leque de possibilidades. Ah, já me esquecia de mencionar, mas por causa Outpost libertado, temos desbloqueamos missões secundárias e também Quests, tais como entrega de medicamentos, derrotar homens procurados ao estilo Rakyat (ou seja, com a faca) e ainda caçar animais. A caça é muito importante neste jogo pois as peles dos animais dão para "Craftar" bolsas para transportarmos mais itens (entre os quais coisas ordinárias para vender, peles e plantas) e munições, para além dos Holsters (que permite carregar mais armas) e ainda bolsas para as seringas. As seringas também são bastante importantes pois dão para transportar medicamentos e estimulantes, e nós podemos fazer isso com as várias plantas que encontramos pelo cenário, e desbloqueamos receitas para ainda mais estimulantes e cada um com o seu efeito. Mas quando nos sentirmos fartos desta coisa da sobrevivência existem umas quantas actividades para descontrair e ganhar algum dinheiro, como póker, corridas e jogos de tiro ao alvo.
Falando em corridas, a condução é algo bastante importante para a navegação, existem carros, camiões, moto 4, barcos, Jet-skis, asas-delta e até para-quedas! Também podemos nadar e mergulhar pelos rios e mares das ilhas, não existem muitos jogos com uma capacidade de mergulhar pelas águas como Far Cry 3 (e também existem tubarões e crocodilos!).
Mas é preciso salientar uma coisa muito importante neste conjunto chamado de Far Cry 3, que é a sua imprevisibilidade. Podemos estar descansadinhos no meio da selva, a caminho do nosso objectivo, mas de um momento para o outro podemos encontrar um animal selvagem e ele pode muito bem nos atacar, este também é uma característica que serve para o inverso, esta imprevisibilidade também pode afectar os nossos adversários e resulta em nosso beneficio. Também podemos causar estes incidentes soltando os animais que muitos piratas de os mantêm em jaulas nos seus "Outposts".
Agora falando graficamente do jogo, as versões das consolas caseiras deixam um pouco a desejar. Não é que sejam maus, pelo contrário, é um jogo visualmente muito bonito mas aqui nota-se que a capacidade de Hardware da PS3 e da Xbox 360 já é limitada para os dias corrente, notam-se problemas sobretudo nas luzes, e mesmo as texturas não são tão detalhadas quanto deviam, nada que prejudique o jogador mas notam-se muitas falhas, embora compreensíveis isso não é agradável de se ver. Fora isso tem excelentes animações no geral, veículos bastante detalhados e as armas também. Já a versão PC mesmo sem estar nas características máximas o jogo é do melhor que se já viu, é tudo que se vê nas consolas mas bastante melhor.
Também não esquecer do trabalho sonoro que está simplesmente fantástico. O trabalho de actores, banda sonora e os detalhes fantásticos falam por si só por um todo, mas particularizando os detalhes sonoros, ouve-se tudo, desde uma explosão a passos sorrateiros, simplesmente brutal.
Para além do modo a solo que deve de durar entre as 20 ás 30 horas, temos ainda mais dois modos de jogo, um Cooperativo quer local (2 jogadores) quer na online (4 jogadores no máximo) que conta uma história que se passou 6 meses antes da história principal onde 4 pessoas sobre o comando de outra são chamados para várias tarefas como por exemplo defender um camião de mercadorias dos piratas. Também existe um modo competitivo bastante similar aos FPS de hoje em dia.
Gráficos 10 - Olhando sobretudo para a qualidade do grafismo da versão PC, está um trabalho soberbo;
Jogabilidade 10 - É bastante similar aos FPS dos dias de hoje, mas muita personalização de armas num modo a solo e as variadas formas de se navegar pelo cenário e com qualidade fazem toda a diferença;
Som 10 - Numa só palavra, soberbo;
Longevidade 9,5 - Quando o jogo deixa de nos dar motivos para explorar o jogo fica mais aborrecido mas mesmo assim o jogo é enorme e dá-nos motivos para o completar, para além dos modos multi-jogador;
Dificuldade 10 - Existem várias dificuldades de jogo e uma imprevisibilidade tão grande faz toda a diferença, mesmo que falhemos uma missão ou assim as coisas podem mudar de figura, excelente trabalho.
Nota Final - 9,9
Respondendo à questão que fiz inicialmente, sim, Far Cry 3 é assim um jogo tão bom, é sem dúvida dos melhores FPS's que já joguei e também dos melhores jogos que já joguei desde sempre.
Este jogo desenvolvido pela Ubisoft Montreal é um Shooter em primeira pessoa e em mundo aberto tal como os outros jogos da série, mas introduz alguns elementos de RPG para existir uma progressão do personagem de inicio ao fim do jogo. "Mas com elementos RPG? Que sentido faz existir um sistema destes num FPS?" perguntam vocês, e eu respondo que sim, por causa do argumento faz todo o sentido.
A história deste jogo centra-se em Jason Brody, um rapaz americano comum que gosta de se divertir com os amigos, e quando Riley, o seu irmão mais novo, consegue a licença de pilotagem de aviões, Jason juntamente com a namorada, os dois irmãos e mais três amigos decidem festejar esse feito para uma ilha paradisíaca, cheia de actividades radicais, mas será assim tudo tão perfeito? Não. A ilha para que foram está recheada de piratas liderados por um homem chamado de Vaas (o senhor da capa do jogo) e no dia em que vão fazer para-quedismo muitos aterram em partes diferentes da ilha mas todos eles são capturados por eles (parece-me que isto já tinha sido planeado). A ideia de Vaas é pedir um resgate por cada um deles mas independentemente de conseguir dinheiro por eles ou não o objectivo é vendê-los para servirem como escravos. E isto leva-nos ao dia presente onde Jason está preso numa jaula com o seu irmão mais velho, Grant, que é um militar e prometeu a ele que iam escapar de lá e salvar os outros, para isso iniciam um plano de fuga e eles até conseguem fugir com alguma facilidade, mas Vaas estava ao corrente da situação e quando apanhou os dois irmãos disparou sobre Grant e deixou o Jason fugir para os seus piratas divertirem-se com uma caça ao homem. Neste ponto temos de fugir deles para conseguir sobreviver, e após muita corrida quando Jason está por cima de uma ponte está um helicóptero à frente dele e dispara e faz com que a ponte se parta e assim ele cai ao raio e desmaia. Depois acorda numa cabana onde um homem chamado de Dennis está a fazer-lhe uma tatuagem muito pequena no braço e diz-lhe que ele vai ser um guerreiro para conseguir salvar os seus amigos, mas Jason acha isso muito estranho pois ele não percebe nada de armas e por isso não tem como lhes fazer frente, nem tem noções de sobrevivência para conseguir safar-se naquele local, é mesmo um tipo comum, e aí é que entra a "Tatau", a tatuagem que o vai tornar nesse guerreiro capaz de salvar os seus amigos.
E é nesta tatuagem que se encontram os elementos RPG do jogo, à medida que vamos cumprindo objectivos ou derrotando adversários ganhamos pontos de experiência e ao fim de um tanto número de experiência recebe-se um Skill Point e são esses pontos que nos fazem ganhar mais capacidades de sobrevivência, tais como de lidar com armas, dar mais saúde/resistência ao Jason ou capacidades de caça e cada ponto gasto numa dessas habilidades reflecte-se na tatuagem, que vai sempre aumentando.
E para além da nossa tarefa principal, também temos muitas outras secundárias como expulsar os piratas da ilha, para isso temos de conseguir derrotar aqueles que estão num dos seus fortes e quando conquistado os membros da tribo Rakyat ocuparão esses locais. E agora perguntam-me "Quem são os Rakyat?" são os membros da tribo do Dennis, e desde que ele nos salvou e deu algumas noções básicas de sobrevivência foi feito um pacto, eles ajudariam o Jason se ele os ajudasse, e o objectivo deles era fazer com que o seu clã se expanda cada vez mais e para isso têm de expulsar piratas da ilha para eles ganharem cada vez mais território. Para além dos territórios (chamados de Outpost no jogo) existem as Radio Towers, são torres que foram desligadas pelos homens do Vaas que impedem a comunicação entre os habitantes da ilha, e por cada torre ligada o nosso mapa expande-se e ganhamos armas gratuitas nas lojas. E cada arma tem a possibilidade de ser personalizada, seja com "Skins" como a colocação de acessórios como silenciadores, miras, enfim, entre outros acessórios, algo bastante completo que aumenta o nosso leque de possibilidades. Ah, já me esquecia de mencionar, mas por causa Outpost libertado, temos desbloqueamos missões secundárias e também Quests, tais como entrega de medicamentos, derrotar homens procurados ao estilo Rakyat (ou seja, com a faca) e ainda caçar animais. A caça é muito importante neste jogo pois as peles dos animais dão para "Craftar" bolsas para transportarmos mais itens (entre os quais coisas ordinárias para vender, peles e plantas) e munições, para além dos Holsters (que permite carregar mais armas) e ainda bolsas para as seringas. As seringas também são bastante importantes pois dão para transportar medicamentos e estimulantes, e nós podemos fazer isso com as várias plantas que encontramos pelo cenário, e desbloqueamos receitas para ainda mais estimulantes e cada um com o seu efeito. Mas quando nos sentirmos fartos desta coisa da sobrevivência existem umas quantas actividades para descontrair e ganhar algum dinheiro, como póker, corridas e jogos de tiro ao alvo.
Falando em corridas, a condução é algo bastante importante para a navegação, existem carros, camiões, moto 4, barcos, Jet-skis, asas-delta e até para-quedas! Também podemos nadar e mergulhar pelos rios e mares das ilhas, não existem muitos jogos com uma capacidade de mergulhar pelas águas como Far Cry 3 (e também existem tubarões e crocodilos!).
Mas é preciso salientar uma coisa muito importante neste conjunto chamado de Far Cry 3, que é a sua imprevisibilidade. Podemos estar descansadinhos no meio da selva, a caminho do nosso objectivo, mas de um momento para o outro podemos encontrar um animal selvagem e ele pode muito bem nos atacar, este também é uma característica que serve para o inverso, esta imprevisibilidade também pode afectar os nossos adversários e resulta em nosso beneficio. Também podemos causar estes incidentes soltando os animais que muitos piratas de os mantêm em jaulas nos seus "Outposts".
Agora falando graficamente do jogo, as versões das consolas caseiras deixam um pouco a desejar. Não é que sejam maus, pelo contrário, é um jogo visualmente muito bonito mas aqui nota-se que a capacidade de Hardware da PS3 e da Xbox 360 já é limitada para os dias corrente, notam-se problemas sobretudo nas luzes, e mesmo as texturas não são tão detalhadas quanto deviam, nada que prejudique o jogador mas notam-se muitas falhas, embora compreensíveis isso não é agradável de se ver. Fora isso tem excelentes animações no geral, veículos bastante detalhados e as armas também. Já a versão PC mesmo sem estar nas características máximas o jogo é do melhor que se já viu, é tudo que se vê nas consolas mas bastante melhor.
Também não esquecer do trabalho sonoro que está simplesmente fantástico. O trabalho de actores, banda sonora e os detalhes fantásticos falam por si só por um todo, mas particularizando os detalhes sonoros, ouve-se tudo, desde uma explosão a passos sorrateiros, simplesmente brutal.
Para além do modo a solo que deve de durar entre as 20 ás 30 horas, temos ainda mais dois modos de jogo, um Cooperativo quer local (2 jogadores) quer na online (4 jogadores no máximo) que conta uma história que se passou 6 meses antes da história principal onde 4 pessoas sobre o comando de outra são chamados para várias tarefas como por exemplo defender um camião de mercadorias dos piratas. Também existe um modo competitivo bastante similar aos FPS de hoje em dia.
Gráficos 10 - Olhando sobretudo para a qualidade do grafismo da versão PC, está um trabalho soberbo;
Jogabilidade 10 - É bastante similar aos FPS dos dias de hoje, mas muita personalização de armas num modo a solo e as variadas formas de se navegar pelo cenário e com qualidade fazem toda a diferença;
Som 10 - Numa só palavra, soberbo;
Longevidade 9,5 - Quando o jogo deixa de nos dar motivos para explorar o jogo fica mais aborrecido mas mesmo assim o jogo é enorme e dá-nos motivos para o completar, para além dos modos multi-jogador;
Dificuldade 10 - Existem várias dificuldades de jogo e uma imprevisibilidade tão grande faz toda a diferença, mesmo que falhemos uma missão ou assim as coisas podem mudar de figura, excelente trabalho.
Nota Final - 9,9
Respondendo à questão que fiz inicialmente, sim, Far Cry 3 é assim um jogo tão bom, é sem dúvida dos melhores FPS's que já joguei e também dos melhores jogos que já joguei desde sempre.
Última edição por BAlvez em 16/7/2013, 20:10, editado 4 vez(es)